STEAM e a Manufatura 4.0



Na Mini Makers Fair, em Buenos Aires, nos dias 9 e 10 de março, eu falei até quase ficar rouco, sobre a relação entre STEAM e a indústria 4.0. O "elevator speech" é o seguinte:

A educação STEAM (acrônimo em inglês para ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática), é o futuro. Para tornar claro, simplificando, claro, o sentido deste contexto, falamos da educação por projeto, ao invés de por matérias.

Isto se deve ao fato que um estudo revela que apenas 10% do que se leu ou escutou é lembrado depois de 15 dias. Mas por outro lado, 90% do que você fez é lembrado. Assim a nova educação, baseada em projetos, visa oferecer aos alunos a chance de tentarem, aprender a teoria, tentarem de novo. Com softwares que rodem em seus celulares e tablets, ou seus laptops, sem importar se são Windows, Mac ou Linux. Que possam continuar praticando a aula, em casa.

Isso é muito importante, pois segundo outro estudo, 80% dos empregos de daqui 10 anos apenas, serão completamente novos. Os outros 20% são os que sobram dos empregos atuais existentes. E como preparamos alunos para uma profissão que não sabemos o que vai exigir? Só há uma forma, ensinando-os a aprender, para a vida toda.

A própria palavra "formado", depois de um tempo, começou a me irritar. Formado dá a ideia de algo que esta pronto, que não há mais nada a acrescentar, e isso é a antítese da profissão do futuro, alguém capaz de aprender e adaptar-se, sempre.

A Manufatura 4.0, com suas inteligências artificais, Digital Twins, Internet das Coisas, fábricas autônomas, não é algo do futuro, é algo que já existe. E o relógico continua correndo enquanto formamos, ao longo de looongos 5 anos, um engenheiro, prontinho para trabalhar nos anos 70, 80 no máximo...

(ainda me lembro que era proibido usar calculadora em muitas aulas, como se a vida real fosse nos desafiar com uma derivada ao virar a esquina! Não estou dizendo que não é importante entender o conceito, estou dizendo que certa moderação era necessária...



Nosso blog sobrevive de sua ajuda! Contribua apoiando nosso projeto em Padrim! http://www.padrim.com.br/impresso3d!