Windows RT (4/5/2017)

Alguém sabe se o Windows RT foi descontinuado? Vi recentemente a tablet Surface da Microsoft com o Windows 8 RT e vi que o aparelho esta bem barato.

Praticamente o mesmo hardware entre dois aparelhos, a versão com Windows RT esta 600 reais e a versão com processador Intel está 3990 reais.

Para o Windows RT existe o Office, mas não tudo que estiver na Windows Store. Tem que buscar por aplicações ARM, especificamente. São os chamados apps universais. No meu caso isso não impede 3DBuild, 3DScan, Paint3D, e como esta no windows store, nem impede Arduíno ou CAD, como tinkerCAD, que roda via browser...

Por outro lado, pelo que demonstrou meu MacBook Air com GNU/Linux Ubuntu Mate até agora, não tenho, nem na loja, estes mesmos programas... Isto é, tenho o Blender, mas ainda não consegui instalar nem o Cura, nem o Repetier, nem o MakerBot Desktop...

Ao menos o Surface RT tem Saída micro-HDMI e teclado na smart cover. Mas não instala o Insight, nem o Objet Studio e muito menos aplicativos da MakerBot. Mas é barato, leve, sexy, com uma porta USB, e tela de toque.

O Positivo ZX3070 tem um hardware parecido, 300 reais mais caro, e roda uma versão completa do Windows, mas é positivo. Até da para instalar o Office, Insight, Objet Studio, se o espaço em disco permitir e ele é exímio, mínimo, pouco, muito pouco. CAD nem pensar, se não for pelo TinkerCAD, que elas por elas, também roda no Windows RT.

O MacBook corre por fora, 64Gb de disco tem pouco espaço, apenas as aplicações MakerBot têm compatíveis com o MacOS, mas o MacBook Air é pesado, pouco prático e esta com o teclado quebrado. De bom mesmo, nada. Tem uma saída DVI que me obriga a ter um adaptador VGA, um HDMI, e o mesmo par de adaptadores para o iPad. Cabo de força, pendrive, HD externo, adaptador para SD Card, e minha mala pesa 20 toneladas. Para carregar algo leve. Sem mencionar o adaptador USB-Ethernet...

Estou pensando muito no Microsoft Surface RT, mesmo datado, parece ter a melhor relação custo benefício. Ao menos para este curto capítulo da minha vida, de trabalhador e palestrante.

Mas não sei. Só sei que nada sei...




Enviado via iPod