Viagens e troféus online!


Este mês de setembro foi bem legal. Passei em único mês, por 3 das principais capitais das américas, Nova York, São Paulo e Buenos Aires (e minha cidade, Mar del Tuyú, devo acrescentar).

Em meio a tantas viagens, claro que o blog padece, e por isso eu sinto muito. Mas queria aproveitar para dizer como tem sido interessante contar com alguns recursos, o chamado Setup Móvel.

Primeiro, comprei um LENOVO 110S ideapad em Nova York, por 149 dólares, que é simplesmente fantástico. Tem a configuração de um tablet, 32Gb de memória, 2Gb de RAM, tela de 10.1 polegadas, e o exagero de 3 portas USB, saída HDMI normal e entrada para micro-SD card (com um de 64Gb colocado lá), mas a vantagem é que roda Windows 10 completo!

Já passei por iPad, por Surface com Windows RT, por MacBook Air. Não adianta, quem trabalha no campo, precisa de um windows completo. Rodar softwares de diagnósticos, conectar com experiência completa com as MakerBots (o MakerBot Print para Mac não abre os formatos CAD, apenas no Windows). E com isso, e até mesmo para uma experimentação online mais completa, é importante ter um windows completo.

Eu, que antes carregava o iPad, um Laptop, adaptador 30pinos-HDMI, 30pinos-VGA, Thunderbolt-HDMI, Thunderbolt-VGA, carregador do iPad, carregador do lapto, carregador do celular, hoje viajo com laptop, adaptador HDMI-VGA e carregador do celular. A mala ficou muito mais leve!

Outra coisa que tem ajudado minha vida. Semana passada tivemos, a Alcateia e eu, que desenvolver um troféu para premiação de um evento que ocorrerá na segunda. o Designer fez um troféu muito bonito, mas apenas em JPG, não em 3D. E isso era quinta feira! O troféu é para segunda à noite.

Como desenvolver um projeto na quinta, para entregar, cinco deles, na segunda? E designer 2D, designer 3D e impressora 3 três cidades diferentes ao mesmo tempo? Só com a MakerBot e o Tinkercad!

Através de ferramentas como 3D Builder da Microsoft, foi possível capturar em 3D as formas orgânicas, não geométricas do prêmio. Depois, foi a vez de modelar o logo do trofeu e sua base, os 3 F's maiúsculos e a base do prêmio. Desde a Argentina a modelagem foi terminada, validade com a cidade universitária da USP e enviada para impressão no centro de São Paulo, tudo pela internet e tudo online, através do portal http://my.makerbot.com. Troféu modelado, aprovado e montado, na mesma quinta feira!

Sem problemas: abro o TinkerCAD, desenvolvo o troféu, uma vez satisfeito, desmonto o troféu para ter máxima área plana (reduzir tempo de impressão, de suporte, volume horizontal), crio os encaixes de mando ver na impressão, desde Mar de Tuyú, na impressora da Alcatéia em São Paulo, conversando e confirmando com o designer via Skype, também em São Paulo, mas fora da Alcateia.

Foi uma experiência única, somente possível pelo conjunto de ferramentas que a MakerBot oferece: impressão via WiFi, software fatiador via Browser, boas webcams nas impressoras, e integração completa e nativa no TinkerCAD.

A mala ainda mais leve, a vida mais fácil, e dá para desfrutar mais de tantas viagens.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Converter JPG para STL grátis

5 erros a se evitar prestando serviços de impressão 3D

Tutorial sobre G-Code - parte 1