Poder de criar! Semana Brasileira da Moda

Arte da Teruko Saito

Ontem estivemos realizando um hands-on de wacom e impressão 3D MakerBot, pela primeira vez, unidas, com alunos e visitantes da #SemanaBrasileiradaModa, um evento fantástico hospedado pela USP Zona Leste, e que acontecerá esta semana toda. (hoje tem drones lá, com o Professor Edson!)

Foi mágico ver pessoas que nunca utilizaram a tecnologia de mesas digitalizadoras, as tablets originais, antes do iPad, para criarem colares, brincos, pingentes, pulseiras, desenharem com aquele traço maravilhoso, típico de alunos destes cursos, e verem saí, ali na frente deles, modelos prontos físicos de suas ideias.

Sem dúvida esta tecnologia é mandatória para pular etapas no desenvolvimento. Também foi interessante ver a surpresa verídica dos alunos, onde mesmo lendo as medidas na tela do computador, ao terem o item físico, alguns se surpreendiam, "nossa, ficou pequeno, né?", "nossa, que grande que saiu a peça". Era do tamanho que haviam desenhado, era do tamanho que li na tela do computador para eles, mas a diferença de um conceito em 2D para 3D, sempre surpreende.

Indiferente a isso, ver olhos brilhando de pessoas que saíram com suas ideias prontas, materializadas, desenhadas por eles e impressas em 3D, para muitos, seu primeiro contato com uma impressora 3D já foi sair com uma ideia sua, criada por eles, dali.
Arte da Fran, aluna da USP ZL

Sobre a Wacom, tínhamos 4 modelos: tínhamos o modelo básico, One-by-Wacom, o modelo Paper, que serve como prancheta de desenho, sem conectar ao computador, mas que vai armazenando na memória, tudo que o desenhista colocou no papel sobre ela, e depois sincroniza com o computador. Tínhamos a Cintiq, que é uma tela extra ao computador, permitindo desenhar já no digital e olhando e desenhando para a mesma região (diferente de quem usa um mouse, por exemplo, que olha na tela e desenha com a mão ao lado do monitor), e tínhamos uma bamboo spark, que funciona como a Wacom Paper, mas sincroniza com o iPad ou Android, pulando a necessidade de um computador.
Criações da yasmin, clara, juliana, amanda

Foi um evento lindo, e tenho vontade sincera de mais hands-on como este último.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Converter JPG para STL grátis

5 erros a se evitar prestando serviços de impressão 3D

Tutorial sobre G-Code - parte 1