Suportes solúveis para FFF



De uma discussão hoje no Facebook, surgiu o tema do suporte solúvel. Acontece que a famigerada chave inglesa acima não estava saindo com movimento da máquina de alguém, e o pessoal queria saber como fazer.

Pois bem, se sua máquina só tiver um cabeçote, não tem outro jeito alem das boas práticas: achar uma posição que tire máximo proveito de conceitos como Bridging e ângulo de alto sustenção. São conceitos que permite produzir peça já com movimento sem usar suporte, ou com suporte mínimo e fácil de retirar. Alias, esse é outro jeitos de produzir essa peça: desenhar os suporte manualmente, para que seja fácil remove-los depois da impressão.

Agora, se sua impressora 3D tiver dois cabeçotes, como uma MakerBot 2X, você pode usar um bico para produzir sua peça, em ABS, por exemplo, e o segundo, para produtir o suporte apenas, e ainda melhor, que ele seja solúvel. Para FFF há dois tipos de suporte solúvel, um caro e prático e um mais barato e menos prático.
wrench impressa em uma Connex500

As impressoras Stratasys profissionais, por exemplo, como a Fortus e uPrint, utilizam um material chamado SR30 ou P400-SR, que é "uma blenda orgânica solúvel em água", ou vulgarmente conhecido como PVA: um material que se dissolve em água à 60ºC, ainda melhor se tiver agitador e um detergente, como os de cozinha. O problema do PVA é que ele é um pouco caro, mas a vantagem é que o suporte pode ser removido em até 4 horas, em condições ideais (temperatura, detergente, água não saturada). Aliás, o PVA, assim como o açucar, satura água na proporção de um terço. Ou seja, em 1 Litro de limpeza, pode-se dissolver 333 gramas de PVA.

A segunda solução é a que foi adotada pela MakerBot, utilizar um material solúvel em limoneno, uma substância cítrica que não requer temperatura envolvido, e foi adotada pela MakerBot por isso mesmo, pois é uma coisa à menos para crianças se machucarem: não envolve nem temperatura, nem agitadores. Esse material é o HIPS, que nada têm à ver com a Shakira (hips don't lie), mas sim é a sigla para Polliestileno de alto impacto. Ele custa o mesmo que o ABS em geral, mas leva até 24 horas para ser dissolvido em Limoneno.

Agora, também dá para usar máquinas de um cabeçote só para produzir peça em PVA ou HIPS. Você sabe para que? Confira amanhã.

E você sabe como produzi essa chave com impressoras 3D de um cabeçote só, em ABS?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Converter JPG para STL grátis

5 erros a se evitar prestando serviços de impressão 3D

Tutorial sobre G-Code - parte 1