Canetas 3D fazem um show em cosplay!


Sempre costumei falar que existem mais formas além da prototipagem rápida, uma delas é o Digital Mockup, o protótipo virtual, obtido através da simulação de softwares CAE (Engenharia Auxiliada por Computador), e a outra é através do artesão, o que eu chamo de prototipagem convencional, ou de forma mais humorística (já que tento fazer de minhas palestras um stand up de tecnologia), prototipagem lenta.

As principais vantagens da prototipagem convencional são: baixo custo de investimento inicial; contrato Fulano, ele(a) faz o que eu quero, mando Fulano(a) embora. Outra vantagem, logo, é o baixo custo de ativos, depreciação e amortização em balanço da empresa, estas coisas. Agora, a principal desvantagem da prototipagem convencional vem marcada por palavras bonitas: não existe repetibilidade na obra inerente ao engenho humano, ou em bom francês, não dá para fazer esta b*@sta duas vezes igual.

Em geral, se o seu mercado não requer repetibilidade, esse nem sequer é um problema, e um bom exemplo disso é o mercado de Cosplay, concursos de fantasias baseadas em obras da cultura pop do cinema, video-game, seriados e desenhos animados, orientais ou ocidentais, que mais cresce no mundo.

Para esse mercado, a caneta 3D também cai como uma luva! Afinal, reparar, unir, produzir detalhes, meramente baseados em talentos artísticos e, em geral, formas completamente orgânicas, melhor nem perder tempo desenhando no CAD, para então imprimir, para então ver que não é o que você queria. Desenhe, modifique, corte com um estilete, com uma tesoura, apare arestas, e pronto.

É o que a cosplayer (pessoa que participa desses concursos) Gina B está fazendo. É ela na foto aí de cima! Com mais de 37000 likes em seu instagram, suas criações são inevitavelmente muito populares, pela complexidade, beleza e fidelidade de suas produções.

Uma publicação compartilhada por @ginabcosplay em
Olhando o Instagram da moça é até difícil acreditar que seja ela própria em todas as fotos, tamanha sua habilidade em sumir dentro dos personagens, e tudo isso, claro, com uma ajuda da caneta 3D do seu coração....

Matéria original do site da 3Doodler: http://upwards.the3doodler.com/fan-creations-cosplaying-3doodler/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Converter JPG para STL grátis

5 erros a se evitar prestando serviços de impressão 3D

Tutorial sobre G-Code - parte 1