Obtuário de Softwares: MakerBot Desktop


Hoje é um dia triste para a impressão 3D e seus softwares. Pela manhã, o software 123D Catch e família foi anunciado cancelado pela AutoDesk, mais, você só tem até o dia 31 para retirar seus arquivos do ar!

Agora, a notícia que o MakerBot Desktop foi oficialmente descontinuado e nem será mantido no ar mais, nem para downloads, sendo substituído pelo MakerBot Print de uma vez.

O MakerBot Print não é ruim, na verdade a versão 2.0 dele está bastante boa, dando agora a previsão de tempo e de material consumido, e com uma plataforma completa de máquina da família MakerBot. A desvantagem é que o MakerBot Desktop era open-setup, permitindo você criar seus próprios materiais, editar configurações únicas, como camadas de 0,15 com preenchimento de 3% e velocidades e temperaturas exclusivas para cada processo. O novo software, não. Ele tem três padrões de impressão apenas: Normal, Draft e MiniFill (que já falamos aqui), isso já condensa altura da camada, número de contornos e preenchimento!


Claro que a MakerBot Print abre arquivos CAD nativos, sendo no mínimo, um ótimo visualizador de arquivos, abrindo CATIA, SolidWorks, SolidEdge, NX, Pro/E, WRML, STP, IGES e claro, STL... O MakerBot desktop só abria os arquivos STL e OBJ.

Cada vez mais a MakerBot se volta a ser um iPhone, um aparelho com mínima customização, cada vez mais amigável ao usuário leigo, mas cada vez mais castrada para o usuário avançado, reproduzindo a briga iOS versus Android na plataforma de impressoras 3D.

Não obstante isso, a MakerBot ainda rompeu com a plataforma 3DBuild do Windows, removendo suas máquinas do portal de máquinas suportadas pelo software embarcado do Windows 8.1 e 10. Uma pena, às vésperas do Creators Upgrade, que adiciona o Paint Brush 3D e um scanner 3D aprimorado, era a chance da impressora funcionar exclusivamente sem softwares proprietários, sendo ainda mais amigável.

Um detalhe: o 3DBuild no windows 8.1 ainda tem a MakerBot, mas a versão não será atualizada, só quem tem o Windows 10 ainda receberá suporte!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Converter JPG para STL grátis

5 erros a se evitar prestando serviços de impressão 3D

Tutorial sobre G-Code - parte 1