Mesa de impressão, com ou sem movimento? (updated)


Outro dia vi uma discussão interessante em um dos grupos que faço parte no Facebook, sobre impressoras 3D. Começou com uma discussão sobre tempo e materiais consumidos em duas impressoras FFF (fused filament fabrication) semelhantes, mas que os resultados não batiam.

Acontece que uma tinha uma mesa com movimentos em Y e Z, e o cabeçote em X, e outra o cabeçote fazia o XY e a mesa apenas o Z, e isso faz uma diferença danada. Para exemplificar, imaginemos uma MakerBot (movimento XY no cabeçote) e uma Prusa Mendel, com movimento no cabeçote X e Z e a mesa faz o Y.

Quando a mesa se movimenta, ela agita a peça, e para compensar essa agitação, as peças mais verticais precisam de mais suporte para ancoragem e os ângulos de bridging (pontes) e de auto-sustenção são menores, consumindo mais suporte e logo, levando mais tempo.

Outra faceta importante para se levar m conta é a calibração da mesa, nesse aspecto a Delta ganha disparado, pela mesa permanentemente fixa! E quem já fez a calibração de uma MakerBot 2 e 2X, sabe o que é sofrer... Outro aspécto que as máquinas como a Seth também ganham, ainda que haja calibração, ela é automatizada, e a mesa sofre menos deformações entre impressões, por estar ancorada no eixo de movimentação em Y.

Do ponto de vista da peça, isso muda algo? Bom, tirando o fato da peça poder receber mais suporte e também ser mais "ancorada" na mesa, que pode dar algum problema para descolar a peça da bandeja, não muda nada não. A peça em si, terá a mesma qualidade nos dois processos, apenas será um pouco mais lenta, mas pouco.

Em resumo:
CoreXY - mesa só movimenta em Z:
- Menor demanda de ancoragem e suportes;
- Bridges maiores e ângulos de sustentação maiores
- Maior dificuldade de calibração, se não for automatizada

Mesas com movimentação em Y
- Mais fáceis de calibrar
- Mais lentas e demandam mais suporte e ancoragem
- Menores Bridges e ângulos de auto sustentação

Comentários

  1. Muito interessante.Na impressora delta a coisa vai ser melhor ainda já que nela a peça fica totalmente estática.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por sua participação! Ela é combustível para o Blog!

Postagens mais visitadas deste blog

Converter JPG para STL grátis

5 erros a se evitar prestando serviços de impressão 3D

Tutorial sobre G-Code - parte 1