À essa altura você já leu sobre isso, está na Exame, esta na Casa Cláudia, está no LoopCast, está em todo lugar! Na Rússia fizeram uma casa em 3D, e ela ficou muito bonita. Foi feita em um dia por 10.000 dólares, e os móveis, portas e janelas foram as partes mais caras desse valor.



Agora, você sabe a origem desse projeto? O projeto nasceu na página da Contour Craft, a tecnologia patenteada para produzir a deposição de cimento através de uma máquina fique dentro ou fora da casa, criando o assim a deposição. A tecnologia já está em uso há bastante tempo, a patente original data de 2010, e instituída como uma Org em 2014.

A ideia é não apenas produzir casas rápidas e baratas, capazes de deslocar pessoas de regiões de risco para áreas seguras em tempo hábil, como um alagamento, uma barragem que rompeu, áreas de incêndio ou na rota de um furacão, mas é também ser capaz de produzir casas em áreas que não são amigáveis para seres humanos.

Como todas as tecnologias, o processo vem se modernizando e se tornando cada vez mais orgânico e mais bem feito, e poderemos ver pulos ainda maiores em velocidades e reduções de custos.

À propósito, boa parte da redução de custos vem do fato da obra usar apenas o material necessário, não há perdas, não há desperdícios, tudo é cuidadosa e calculadamente depositado. Para conhecer mais desta tecnologia, acesse: http://www.contourcrafting.org