Por que ser organizado para ser criativo - parte 2


Então eu direi: Organização, estrutura, disciplina e hábito – estas são as chaves para a criatividade.

Isto sem mencionar frases corporativas como “gerenciamento do tempo” ou “fluxo do trabalho (workflow)”. Nos gostamos de pensar em criatividade como um espaço de imaginação livre, livre de regras e restrições, ainda assim, mesmo livre, ser capaz de quebrar regras e possuir inspiração são essenciais para o trabalho criativo, a imagem popular da criatividade ignora outro aspecto, examine a vida de qualquer grande artista e você irá encontrar evidências de seu trabalho duro, disciplinado e um grande conhecimento das regras e convenções de seu meio. A coreógrafa Twyla Tharp, quem dirigiu a ópera e as cenas de danças do filme Amadeus, diz sobre o retrato de Mozart no filme:



O filme Amadeus dramatiza e romanceia a origem divina do gênio criativo. Antonio Salieri, repre- sentando o limite criativo é amaldiçoado por viver no mesmo período de Mozart, o dotado e indisciplinado gênio que escreve como se tocado pela mão de Deus… Claro que isto é ficção. Não existe genialidade “natural”… Ninguém trabalhou mais duro que Mozart, quando ele tinha vinte e oito anos suas mãos eram deformadas devido às horas que ele passava praticando, apresentando-se e agarrado a uma pena para compor… Como o próprio Mozart escreveu uma vez para um amigo, “As pessoas erram quando pensam que minha arte vem facilmente, eu lhe asseguro, querido amigo, ninguém é devota mais tempo e pensamentos à composição como eu. Não há um único mestre cujas músicas eu tenha aplicadamente estudado várias e várias vezes.

Esta passagem foi extraída do excelente livro “O hábito criativo: aprenda e use isto na vida”, no qual ela argumenta que “rotina é uma parte do processo criativo como o relâmpago da inspiração, talvez até mais”. É um livro inspirador, prático e desafiante livro que merece um espaço na estante de qualquer um que lever a sério o trabalho criativo.

Não estou sugerindo que todos os artistas e pessoas criativas necessitam ser organizadas de forma que satisfaça um chefe de uma corporação, voce pode despertar pelo meio dia e trabalhar em casa de roupão em uma sala que mais pareça um chiqueiro. Você pode se hospedar um quarto diferente de hotel por dia e trabalhar na cama. Seu processo criativo e hábitos de trabalho podem parecer um caos total a um observador externo, mas se eles funcionam para você, isto é tudo que importa. E assim haverá algum método em meio a loucura – padrões na sua rotina que são vitais para sua criatividade.

Estas são coisas que você precisa fazer para manter sua imaginação viva – seja sentando em sua mesa às 6 da manhã, usando a mesma caneta, notebook ou derivado de computadores, você pode cruzar a América ou colocar maçãs podres na sua mesa de forma que o odor possa lhe aquecer as narinas enquanto você trabalha ou pode ainda sentar-se em seu café favorito com um copo de absinto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Converter JPG para STL grátis

5 erros a se evitar prestando serviços de impressão 3D

Tutorial sobre G-Code - parte 1