Por que ser organizado para ser criativo - parte 1


Então você um dia cheio de entusiasmo, você está excitado sobre uma nova peça de trabalho criativo e tendo comichões para por suas idéias no papel. Ligando o computador, o familiar som de e-mails jorrando aos borbotões em sua inbox, soterrando aqueles que você ainda não teve de responder no dia anterior. Uma rápida olhada sobre sua lista e sua pele se arrepia – dois deles parecem necessitar de uma resposta urgente. Então você pressiona o botão responder e inicia a resposta a um deles… Vinte minutos depois você olha ao seu redor e percebe que acabou preso na área dos e-mails e olhada em links enviados por seus amigos, bem como escrevendo respostas a e-mails que já não eram mais prioritários. Você minimiza a janela de e-mails e então retoma o trabalho.



Depois de quinze minutos você está realmente apaixonado por si, conseguindo atingir o fluxo criativo – quando toca o seu telefone. Alguém quer alguma coisa de você, algo relacionado uma reunião da semana passada. Você percorre com os olhos sua mesa em busca de suas notas mas não consegue encontra-las. De repente seus coração acelera no instante em que você levanta uma pasta e se depara com uma carta importante, algo importante que você já deveria ter respondido a dias atrás. “Aguarde, eu te retorno com a resposta” – você responde ao seu amigo, ainda aguardando ao telefone, “eu te chamo quando eu encontrar minhas notas”. Você coloca o telefone no gancho e agarra aquela carta – isto necessita uma ação imediata, mas então você se recorda por que pôs a carta de lado, ela envolve centenas de ligações e uma caçada por arquivos e documentos que você nem está seguro mais ter.

Nesta altura você já está a meia hora da sua primeira reunião do dia e você ainda prometeu retornar aquela ligação. O e-mail continua a jorrar mensagens sobre sua caixa de entrada – há ainda mais mensagens do que quando você começou a respondê-las. Seu entusiasmo já se foi e o dia mal começou, o trabalho criativo agora parece um sonho distante…

Este cenário lhe é familiar? Substitua o software de projetos por um processador de textos, ou o que quer que você encare todos os dias. Eu mesmo já estive lá uma centena de vezes. Em um mundo ideal você colocaria todo seu tempo e energia em um trabalho criativo, mas a realidade do trabalho moderno está sempre conspirando contra nós. E de várias maneiras o cenário ainda se torna pior. A grande maravilha da tecnologia moderna é a quantidade de facilitadores de comunicação e compartilhamento de informação. Nós estamos inundados de novas informações e comunicações, via telefone, celular, webcams, cartas, e-mails, mensagens instantâneas, blogs, newsletter, wikis e a vida social tradicional. Esta lista fica ainda maior a cada ano e com o Blackberry e a internet móvel você pode obter ainda dados sobre demanda vinte e quatro horas, sete dias por semana. Não se estranha que hoje as pessoas façam palestras sobre “estresse digital”.

Tudo isto é ruim o bastante, qualquer que seja sua forma de trabalhar. Mas se você é um artista profissional ou criativo, é ainda mais danoso. A concentração é essencial para trabalhos criativos – certos estágios do processo criativos requerem focus total da mente para a tarefa em mãos. Quando estamos realmente na área criativa, nós experimentamos o fluxo de criação – o quase automático e sem esforço, ainda assim focado estado de consciência no qual a psicologia Miahly Csikszentmihalyi identificou as características para alto nível de performance. Interrupções, várias tarefas simultâneas e a ansiedade gerada por tentar solucionar vários compromissos – estes são os perigos que erodem a concentração focada que é vital para a criatividade.

Se você realmente esta preocupado no efeito destas interrupções, frustrações e distrações no seu trabalho criativo, este e-book é para você. Através dos próximos sete capítulos vamos oferecer alguns princípios e métodos práticos para manutenção de seu foco criativo sob pressão e, para gerenciamento da chegada de informações e demandas de forma que isto estimule sua criatividade ao invés de reprimi-la.

E isto significa ser organizado!

Comentários

  1. Muito boa descrição do dia a dia. Se não é uma coisa, é outra. Temos que encontrar tempo para nossa criatividade!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por sua participação! Ela é combustível para o Blog!

Postagens mais visitadas deste blog

Converter JPG para STL grátis

5 erros a se evitar prestando serviços de impressão 3D

Tutorial sobre G-Code - parte 1