Como matar sua empresa



Imagem extraída daqui: https://rowanjanuary.files.wordpress.com/2012/03/steve-jobs-dont-settle.jpg

Artigo originalmente escrito por [1]Lisa Barone, em: www.smallbiztrades.com

Se você está procurando maneiras de fazer seus negócios prosperarem existem várias delas por aí, você pode pesquisar todos os caminhos já trilhados, ou optar pelos caminhos nunca antes trilhados, ou pode ainda fazer um híbrido entre eles, obtendo o melhor dos dois mundos se fizer as escolhas certas, contudo, se você está querendo que seu negócio morra em sua rota ou ao menos limite seus lucros de forma bastante severa, você só precisa fazer uma coisa...

Você precisa esperar. Só isto. Apenas não faça nada!

Em minhas viagens eu consigo falar com vários proprietários de empresas pequenas e médias, outro dia enquanto estava aguardando meu vôo eu conheci um cara chamado Paulo. Paulo vende ringtones em seu site pela internet e, como diversas pessoas saindo da recessão, ele tinha várias idéias para por em prática, para fazer os negócios prosperarem e seus lucros aumentarem. Ele vinha trabalhando em seu plano por todo o verão, desde o início do pico da recessão, sabendo que o inverno ainda seria meio devagar ele vinha colocando as suas idéias em seu laptop. Há nove meses que ele já vinha alimentando seu laptop com idéias para os negócios e já tinha uma máquina bastante cheia delas, mas nunca implantou nenhuma delas! apenas anotava todas as formas que ele queria aumentar os lucros e conhecer novos clientes em seu laptop, coisas que ele eventualmente faria algum dia. Algum dia...

O problema com “algum dia” é que esta data não está no calendário. Aquele dia que você tanto espera nunca chegará. Um artigo publicado recentemente num site norte americano mostrava como os 20 maiores negócios da internet se pareciam quando foram lançados. Nesta lista estavam incluídas empresas como Google, Facebook, MySpace, Yahoo, YouTube, Wikipedia, Apple (este era uma beleza...) e outro sites que a maioria das pessoas reconhece imediatamente. Grandes marcas da internet, e elas não eram bonitas. A maioria do site parecia bastante crua, com apenas uma amostra de suas funcionalidades que possuem hoje.

Eu não pude evitar de pensar o que aconteceria se estes sites não fossem lançados até estarem “perfeitos” e “prontos”. Se Larry Page e Sergey Brin não tivessem lançado o Google até cada uma das páginas da internet já estivessem indexadas em seus mecanismos de buscas e mapeadas.

Meu palpite é que o Google, junto com o resto destas companhias, nunca teriam sido lançados. Eles ainda seriam alguma ótima idéia para “algum dia” de um dono de pequeno negócio.

Todos nós sofremos deste tipo de perfeccionismo paralisante, a voz em nossas cabeças que diz “ainda não está pronto”, que “ainda não está bom o bastante para ser lançado”. Mas nesta avaliação, você nunca poderá dar o próximo passo, você ficará sentado sobre o produto até que ele não seja “novo” mais ou perderá a excitação pelo novo que você está sentindo.

Um dos grandes valores sobre pequenas empresas é justamente sua liberdade em experimentar. As coisas não precisam estar perfeitas ou certas da primeira vez que saem pela porta, voce sempre pode tentar coisas novas, você pode lançar produtos ainda não acabados. Você pode falhar e você não será crucificado por isso, você poderá até mesmo ser aplaudido pelo seu esforço do tentar.

Como um proprietário de um pequeno negócio, você precisa se agarrar a chances, todo seu negócio é uma chance. A verdade seja dita, livre-se dos pensamentos negativos e faça o que tiver que fazer. Se você aguardar pela “perfeição”, seu empreendimento nunca crescerá. Sempre haverá distração suficiente e trabalhos mais importantes por serem feitos antes que você lance seu projeto.

Encontre um meio de equilibrar seus objetivos em qualidades sem esbarrar no perfeccionismo paral- isante. Alguma coisa que está “quase pronta” mas que já está de pé, funcionando e tem trafego de pessoas pode ser melhor que uma idéia perfeita, mas existente apenas na sua cabeça.

Pare de aguardar. Comece a fazer! (originalmente publicado em http://smallbiztrends.com/author/lisabarone/)

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