Diferença entre STL VRML e 3MF


Olá Pessoal, no post de hoje queremos apresentar a diferença entre os três formatos de arquivos para impressão 3D:

O formato STL -  O mais popular por todos os que já tem alguma experiência com impressora 3D, é sem dúvidas o arquivo mais utilizado por todos os projetistas, no momento em que se decide manufaturar uma peça impressa. Com o formado gerado, o usuário tem a possibilidade: misturar, compor e simular materiais distintos utilizando as ferramentas fornecidas em cada Software.

O formato VRML – Especificamente desenvolvimento para um objetivo, no momento em que geramos um modelo 3D: Carregar todas as cores e texturas inseridas no arquivo. Ou seja, se você criou um vaso para flores, e no mesmo possui algumas texturas com rebaixos e relevos, ao salvar nesta configuração, estes detalhes serão reproduzidos no Software da Impressora 3D.

O Formato 3MF – Esta extensão que foi mencionado em posts anteriores, possui todos os benefícios dos tópicos acima e além do mais, com este arquivo, você não precisará mais se preocupar com dimensional da sua peça, pois, sabemos que o formato STL não é paramétrico e nem tão pouco tem a inteligência de guardar informações de escala em que o CAD 3D foi desenvolvido.

Com o nosso arquivo salvo em 3MF, sabemos que resolverá grandes problemas no momento em que desejarmos imprimir algo. Mas, este formato ainda não está 100% disponível nos CADs e software das impressoras.

Acreditamos que nos próximos semestres este formato já esteja disponível nas plataformas 3D com mais intensidade. Pois ao verificar a proposta do mesmo na internet, sem sombras de dúvidas a nossa vida ficará ainda mais fácil quando precisarmos realizar qualquer operação desejada como falado anteriormente.

Nota do editor: O software 3D Build do Windows 8, 8.1 e 10 pode abrir a extensão 3MF e converter para STL se necessário.

Jean Souza é Engenheiro de Aplicações na LWT Sistemas Ltda e instrutor de CATIA V5. Técnico Mecatrônico e graduando de engenharia de produção na Universidade Cruzeiro do Sul.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Converter JPG para STL grátis

5 erros a se evitar prestando serviços de impressão 3D

Tutorial sobre G-Code - parte 1