Construção de peças em FDM

Existe uma faceta pouco discutida na impressão 3D por filamento, que é a largura do fio depositado. Em síntese é muito simples, com um bico extrusor de 0,4mm, o fio depositado é de, no mínimo, de 0,356mm, isso é uma relação que tem a seguinte implicação: espessura mínima de parede para construção por impressão 3D: 1,2mm de parede.

Com esta espessura é possível construir o perímetro externo e interno da peça, com um fio para cada lado, e ainda preencher as paredes, para a peça não ficar "fofinha", quando você consegue pressionar uma parede contra a outra e sente as faces se tocando.

Agora, existe uma segunda observação importante para ser feita: peças com paredes mais finas de construção, como 1mm ou próximo à isso, que é inclinar a peça... Ao inclinar a peça, uma parede de 1mm de espessura será "achatada", ficando ligeiramente mais larga e permitindo assim a sua construção.

Veja o exemplo abaixo, o vaso de usar no pescoço, como se comporta com uma inclinação de 5° apenas:



No exemplo acima, se a parede tiver 1 mm de espessura, quando a camada for depositada, na verdade teremos áreas com maior que a espessura, dependendo da inclinação da peça. Abaixo, exemplos das camadas, vistas por um microscópio.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Converter JPG para STL grátis

5 erros a se evitar prestando serviços de impressão 3D

Tutorial sobre G-Code - parte 1