Bibliografia para o universo 3D

Já que já falamos hoje sobre a revista Impressoras 3D, da editora Online, que chegou às bancas esta semana, por que não nos aprofundarmos sobre um pouco dos bons livros que estão no mercado? Eu praticamente já cobri toda a coleção na minha resenha da revista, mas vale citar com mais detalhes alguns outros:

Prototipagem Rápida, Neri Volpato:
Com nomes de peso do setor de impressão 3D no Brasil, em especial a região sudeste, o livro é uma coletânea de artigos catalogados e editados por Neri Volpato, com assinaturas de Jorge Vicente Lopes, do CTI de Campinas, Jonas de Carvalho da USP São Carlos e o próprio Neri Volpato. 

Não vou mentir, o livro é denso, vai além da conta da leitura introdutória, sendo extremamente acadêmico, e como único do seu gênero no país e em nossa língua, é um achado a ser guardado. Mas não é uma leitura trivial.


 Engenharia Integrada por Computador e Sistemas, Cristiane Ulbrich

Tive o prazer de conhecer a Cristiane Ulbrich na ABM, numa ocasião em que ambos estávamos palestrando, nas rodadas de tecnologia que a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração promove em sua sede, quem me deu uma cópia autografada do livro. Apenas um dos capítulos apresenta a impressão 3D, ainda no conceito mais clássico, bem ao tempo da obra, como prototipagem rápida, embora a co-autora do livro, junto do Adriano Fagali de Souza, já aventem a possibilidade do uso futuro da impressão 3D para a manufatura aditiva. Uma leitura agradável e informativa, pesando a parte técnica com leitura de forma excelente.

Revista Impressoras 3D, editora Online:
Pesa a seu favor ser a primeira revista dedicada ao tema em meio a tantas revistas de maquiagem e tantas outras sobre iPhone, Android, Minecraft e "como fazer dinheiro no YouTube". E isso ninguém vai tirar dela.

MakerBot na sala de aula

Disponível para download na página da MakerBot.com, na aba educacional, é um livro fantástico, por ser grátis, de leitura leve, com vários exemplos de como utilizar o livro em sala de aula, com alunos e atividades e objetivos, e eu tive um dedinho de colaboração, fazendo a leitura prévia da versão em português traduzida.

Existem ainda muitos livros auto publicados, tanto na Amazon Store quanto em sites como Clube de Autores, que eu recomendo a caçada, para avaliação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Converter JPG para STL grátis

5 erros a se evitar prestando serviços de impressão 3D

Tutorial sobre G-Code - parte 1