Aplicativos para Impressão 3D

Recentemente ouvindo o Podcast WTFFF, um podcast gringo e diário, e muito, mas muito bom, sobre impressão 3D, eles deram alguns pontos para você se ajudar com a impressão 3D, e entre eles, está Domine o CAD como nunca!

Não é segredo que a impressão 3D por filamento tem certas características que se tornam Best Pratices quando você for imprimir, entre elas, a impressão não ser Isotrópica, ângulo de auto sustentação para minimizar o suporte, máximo bridging de acordo com o material de modelo, o material ser hidroscópico, a determinação do ponto de vitrificação de diferentes materiais para o correto setup da impressora, entre tantas outras características.

Quando você é um prestador de serviços, saber lidar com essas características é um dos diferenciais entre agradar o cliente ou simplesmente apertar print. Quem realmente domina, entende o que o cliente espera, e supera, entregando a melhor combinação de acabamento, resistência mecânica e garantindo o próximo trabalho.

Agora, quando você é também o criador, seu potencial de criar uma peça com a melhor geometria possível é mil vezes superior. Criar uma peça tendo em mente as características da impressão e como aprimorar a peça final. De fato, há até uma lista chamada "as 10 profissões do futuro", onde lista o designer para impressão 3D entre essas carreiras.

Só para exemplificar um destes casos, todos já discutimos aqui que a espessura de parede mínima para uma correta impressão 3D é de 1,2mm para ter resistência ou de 0,8mm para ser estética. Abaixo disso, simplesmente não dá. Agora, e se um furo estiver com sua borda a uma distância inferior a essa espessura? O que fazer? Um dos truques, produzir a peça com o furo de diâmetro maior, para dar o espaço necessário de parede, produzir a peça em sólido, e depois furar o furo com a espessura correta. Entre outros causos.

Para isso, vamos demonstrar aqui como você pode potencializar seus conhecimentos em CAD, mas sem recorrer à pirataria, ok?

Melhors CAD grátis:


GoogleSketchup - Grátis, com pluggin para STL e fácil de operar, ainda conta com 10 aulas online e interativas, da forma que só o Google sabe fazer.

TinkerCAD: Apesar de grátis, multiplataforma, roda direto no browser, e a integração com os outros produtos da família 3D da AutoDesk, o TinkerCAD tem uma limitação, gera STL's horríveis por padrão, e eu ainda não consegui arrumar isso.

Autodesk Inventor Fusion: Grátis para estudantes, é uma ferramenta formidável de criação e edição, uma plataforma CAD completa e muito superior aos demais produtos, como o TinkerCAD e o GoogleSketchup.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Converter JPG para STL grátis

5 erros a se evitar prestando serviços de impressão 3D

Tutorial sobre G-Code - parte 1