Overthinking: GrabCAD Printer e o custo dos cartuchos da Stratasys


Quando as pessoas me dizem que os cartuchos da Stratasys são muito caros, eu sou em geral, o primeiro à concordar, afinal, não nego, a estratégia da empresa é a de vender impressoras ligeiramente mais baratas que sua concorrência para ter ganhos continuados no cartucho. Sejamos realistas, todas as impressoras 2D têm a mesma estratégia, ganhando mais ou menos, no cartuchinho de tinta à bulk printers.

Mas parte deste valor da Stratasys está na embalagem que acompanha os cartuchos, materiais que vêm embalados à vácuo, com sílica gel, num cartucho anti estática e anti umidade, com um chip EPROM que informa à impressora quanto material esta carregado na máquina e se há material suficiente para a impressão acabar, e há valor nisso, inegavelmente. Tanto que a Stratasys oferece garantia por todo o uso do material, que se estiver bem acondicionado e der problema, você já pode ter usado mais de 90% do cartucho e assim mesmo, o cartucho é trocado.

Outra parte do dinheiro destes cartuchos paga o setor de pesquisa de desenvolvimento, seja para novos materiais, e a Stratasys é líder em super-polímeros (ULTEM, PPSF, PEKK, entre outros), e também paga o desenvolvimento de softwares. A última jóia  da empresa, inclusive, é o GrabCAD.

Com o GrabCAD printer você tem um software capaz de gerenciar múltiplas impressoras, da uPrint à Fortus 250mc, com competência e simplicidade, e mais, pela primeira vez na história da impressão 3D, temos um software que abre nativamente arquivos CATIA, NX, PRO/E, SolidWorks, SolidEdge, SEM PRECISAR GERAR STL, uma das maiores chances de erros nas impressões 3D, STL's mal gerados, e esse problema está resolvido.

Olhando de um outro ângulo, hoje o GrabCAD entrega 20.000 dólares em licenças de visualização de forma totalmente gratuita. Claro que essa gratuidade não vai durar, em breve ou o Insight ou o GrabCAD serão vendidos, mas até lá, olha que retorno que os cartuchos pagos até hoje está lhe dado! Esse benefício todo só é obtido através do valor dos cartuchos da Stratasys, que são sim, mais caros, mas subsidiam uma fortuna em desenvolvimentos.

Um software que ainda permite colocar múltiplas peças na bandeja, algo que nem o Catalyst e o Insight permitiam, que te permite processar múltiplas bandejas de arquivos para gerenciar, e o top do top, um restaurador de arquivos danificados embutido na própria ferramenta!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Converter JPG para STL grátis

5 erros a se evitar prestando serviços de impressão 3D

Tutorial sobre G-Code - parte 1