Ferramentas de criação de produtos


Eu costumo brincar que se a legislação trabalhista no Brasil não fosse o absurdo que era, só com a posse de uma impressora 3D das pequenas, uma MakerBot mini, eu já criaria uma cooperativa de vendas de semáforos, dando emprego, fornecendo produtos e criando uma cadeia produtiva.

Produtos simples, mas criativos, como lâmpadas diferentes, formas de gelo criativas, espremedores de suco com design ousados e ao mesmo tempo simples, podem ser obtidos através de um CAD grátis, uma impressora barata e uma linha de reprodução através de molde de silicone. Mas, como criar esses produtos engraçadinhos?

Para isso existem formas já catalogadas e práticas de desenvolver a criatividade, essa palavra tão mal compreendida, que por vezes é vista como inspiração divina ou esotérica, na verdade trata-se meramente de uma inovação, uma diferenciação. Como quem vende pequenos pokemons em semáforos, aproveitando a vibe do jogo que dominou os celulares mundiais.

Essas ferramentas são catalogadas, mensuráveis e praticáveis, como o MESCRAI - Modifique, Elimine, Substitua, Combine, Rearranje, Adapte ou Inverta. Uma forma de recombinar produtos simples, na busca de uma nova aplicação, uma nova forma de vendê-lo, uma nova funcionalidade ou meramente um novo conceito. A forma de gelo que gera peças Lego ou guitarras e/ou dentaduras de gelo.

Microsoft Word e uma impressora 2D disponíveis à todos não transformou o mundo em escritores de novelas de sucesso, mas ajudou sem dúvida, a revelar os bons que estariam ocultos, sem as ferramentas certas na mão.

A mesma coisa com o CAD e a impressora 3D, nem todos se tornarão inventores, mesmo que esteja disponível para todos, mas sem dúvida, ajudará a revelar mais e mais talentos, que fora dos processos seletivos das grandes empresas, seja por morarem longe ou não atenderem algum código de vestimenta/conduta que estas empresas aprovam, estariam perdidos para sempre...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Converter JPG para STL grátis

5 erros a se evitar prestando serviços de impressão 3D

Tutorial sobre G-Code - parte 1