Como membro da Associação Brasileira de Fabricantes de Impressoras 3D, uma entidade de classe ainda em formação, tenho a chance única de ver diversos novos materiais surgindo, e entre eles, estou assistindo de camarote, e ajudando como posso, na criação de um curso pela rede SENAI de impressoras 3D, mais especificamente, um curso de Operação e Programação de Impressoras 3D.

Como o próprio nome sugere, o curso ainda bebe muito da fonte da sua tecnologia "irmã", o CNC, já que para usar uma impressora 3D não há de fato "programação", a menos, é claro, que estejamos falando da construção do software de gestão da impressora, o Arduino e todo o demais, mas a ideia esta clara de qualquer forma, trata-se de um curso para jovens de 14 à Niemeyer de idade, um curso extensivo, com 80 horas.

Claro que um curso desse tamanho não vai se furtar a pincelar CAD, abordar as diversas tecnologias do mercado, explicar propriedades dos materiais, e muito mais. E se quiserem encontrar esse curso num SENAI próximo à vocês, já sabem, pressionem suas diretorias e secretarias, até lá, não se esqueçam que eu próprio tenho um curso na LWT Sistemas que tem tido boa recepção, mesmo com 8 horas de duração...

Para saber mais, acessem: http://campinas.sp.senai.br/curso/78379/501/operacao-e-programacao-de-impressora-3d