A pirâmide de Maslow

Por sempre citar a pirâmide de Maslow em minhas apresentações, decidi fazer um post breve sobre o tema no blog, para complementar o assunto. Ela é importante por identificar os crescentes nichos de mercado e como a produção convencional não dará conta de atender a um público cada vez mais diversificado.

A pirâmide de Maslow é um gráfico desenvolvido por um pesquisador no passado, para indicar o grau de satisfação/realização pessoal que alguém se encontra consigo mesmo e como isso se manifesta na sociedade.

Na base da pirâmide estão as necessidades fundamentais, abrigo, comida, água, WiFi. Basicamente as necessidades fisiológicas.

Em determinado momento, vêm as satisfações pessoais, atingir certo padrão diante da família e amigos, a chamada sociedade cercana. E depois o mesmo na sociedade espandida, como amigos do trabalho, vizinhos e conhecidos.

Nessa etapa, começam as compras. É quando a pessoa passa buscar produtos que não apenas satisfaçam uma necessidade, mas que também traduzam uma preferência pessoal, uma assinatura de caracter, coisas quer vão de uma capinha de celular com o time do coração estampada, a até um carro customizado ao gosto do dono.

Se alinharmos isso ao fato que a raça humana, acredite ou não, vive seu momento mais pacífico de sua história ( hoje em 1916 estavamos com a primeira guerra pairando sobre nós), nós podemos entender o potencial de mercados de nixo que podem surgir. Não por acaso capinhas de celular é um dos negócios mais presentes em diversos shoppings, e carros/PC's/Laptop customizados é um negócio que tem revistas próprias sobre o tema.

É nesse momento que a Impressora 3D surge para atender essa nova demanda. Um mercado de púlverização dos produtos de nicho, um mercado que sairia muito caro pelos métodos convencionais de fabricação, mas cuja aliança de 3 fatores ao redor das impressoras 3D as tornam as melhores soluções possíveis: maior velocidade de impressão, menor preço dos equipamentos e maior durabilidade das matérias primas impressas...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Converter JPG para STL grátis

5 erros a se evitar prestando serviços de impressão 3D

Tutorial sobre G-Code - parte 1