3o Insight 3D printing Brasil está chegando!


Up-date: a inscrição de acesso à feira apenas é grátis quando feita antecipadamente. Na hora, na portaria, custará 75 reais! Aproveite e já garanta sua entrada (e fale no campo "como soube da feira" que você leu aqui! ;) Para credenciamento clique aqui: http://www.i-techhouse.com.br/CredenciamentoModulo/default.aspx?keycode=423a8e0a-3a70-4403-8a08-ac5738519b2e&lang=P

O terceiro ano do Insight 3D Printing, a maior, melhor e única feira dedica à impressão 3D (e logo à 4D também) esta chegando ao Brasil, e irá ocorrer no início de abril de 2016! Mas o que mudou entre e as três edições da feira.

Se por um lado, as tecnologias em si ainda são bastante semelhantes, tivemos novos materiais, é verdade, tivemos máquinas com mais materiais também, é verdade, softwares novos estão surgindo de outros mercados, como o lançamento da suíte Adobe for Criative Designers, por outro lado o Brasil em si é o que mais mudou.

A primeira edição da feira, ocorria em 2014, com um dólar de 1,60, onde questionava-se e evangelizava-se sobre a necessidade da impressão 3D para acelerar o mercado criativo e industrial. Soluções da impressora para indústria surgiam, como inventário digital, dispositivos impressos e o barateamento das impressoras.

O segundo ano ocorreu em meio à incertezas econômicas, com um dólar de 2,40, e um mercado com receio de investimentos em áreas não essenciais, como se desenvolvimento e diminuição de custos pudessem ser não essenciais. Mas assim mesmo, ocorreu.

Esse terceiro evento chega com um dólar a 4 reais, e um dos momentos mais conturbados da economia do país. As impressoras 3D estão tão caras hoje para o poder aquisitivo brasileiro, como estavam em meio às incertezas de 2006, mas diferente daquele momento, hoje elas são mais necessárias do que nunca.

O Brasil tem perdido muitas vagas de trabalho para empresas que terceirizaram suas produções para a China, porém, itens de baixo valor agregado, com o dólar como está, ficaram totalmente fora de combate, dando chance ao mercado nacional voltar a crescer, assim, se por um lado a impressora 3D nunca custou tanto, por outro, seus ganhos nunca puderam ser tão perceptivos no dia a dia do nosso mercado.

Convém lembrar que até mesmo que já tem produção nacional tem uma centena de custos que também estão vinculado ao dólar, das ferramentas dos centros de usinagem, a matéria prima do protótipos usinados (cibatool, clay, PA66), e neste cenário, para se ter escala e preços, a produção nacional nunca foi tão relevante.

Com isso em mente, não é difícil imaginar a importância da feira deste ano, e da importância de comparecer à feira e ver todas as novidades e forma de incorporar a impressão 3D na sua indústria, mesmo que seja só uma planta de fabricação e nenhum projeto seja feito internamente, assim mesmo a impressora 3D pode trazer grandes reduções em custos e em tempo.

Nos vemos por lá, então?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Converter JPG para STL grátis

5 erros a se evitar prestando serviços de impressão 3D

Tutorial sobre G-Code - parte 1