Stratasys lança novo material: ULTEM1010


Quem já viu uma das minhas palestras sobre impressoras 3D já conhece minha paixão pelo termoplástico PPSF, polifenilsulfona, um termoplástico resistente à praticamente todos os agentes químicos, em especial os derivados do petróleo, termoplástico que nos permitiu, por exemplo, imprimir a caixa do filtro de óleo do motor Perkins, que funcionou por 76 horas numa condição de 240°C.

Mas a Stratasys decidiu que o ABS não seria o único termoplástico a ganhar um sucessor superior. Assim como o ABS ganhou o ASA, o PPSF ganha o novo ULTEM1010. Apesar do nome comercial, o ULTEM é em média 4 vezes mais resistente que o Policarbonato e tem o dobro da tensão de alongamento, além de ser aprovado em FST (Flame, Smoke and Toxity), o que permite a peças impressas em ULTEM sairem da impressora e montarem diretamente num avião, por exemplo, pois são aprovadas segundo as normas da aeronáutica, que obriga os materiais que ficarão confinados numa atmosfera fechada como um avião a não propagaram chamas, não gerarem fumaça e nem vapores tóxicos.

A união do ULTEM com o PPSF fez nascer o ULTEM1010, um termoplástico não apenas duro na queda, como também resistente à abrasão química.

O novo material estará disponível à princípio para os sistemas Fortus450mc e Fortus900mc, sendo que na Fortus900mc ele contará com a opção do suporte solúvel.

Para saber mais sobre o novo material, acesse: http://www.stratasys.com/materials/fdm/ultem-1010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Converter JPG para STL grátis

5 erros a se evitar prestando serviços de impressão 3D

Tutorial sobre G-Code - parte 1