Novo material da família FDM Stratasys: ASA


ASA atende por Acrylonitrile Styrene Acrylate, é mais conhecido no mercado como Luran, Geloy, Starex ou Kibilac, um material muito parecido ao ABS, com vantagens em todas as características ao redor de 3 a 5% e o grande diferencial de ser resistente à luz UV, impedindo que peças impressas pudem ser usadas diretamente em espaços abertos, como coberturas de lâmpadas de jardim, suportes de regadores e demais componentes, antes inviáveis em ABS, que em um ano ou tanto iria deteriorar.

Mas o UV apenas não é a maior diferença desta tecnologia. Com pequenos aumentos em cada uma das suas propriedades mecânicas em relação ao ABS, o conjunto destas melhorias torna o material incrivelmente superior, e o melhor, pelo mesmo preço do ABS!

A principal vantagem destas melhoria se traduzem em um ângulo de auto-sustentação, ou seja, a curva da peça máxima antes de precisar de estruturas de apoio, muito maiores. Da mesma forma, com a melhora do ângulo de sustentação, a peça passa a ter uma colmeia interna, quando impressa na condição oca, muito maior, imprimindo com muito menos material, consumindo ainda menos suporte, e lógico, em menos tempo. Para fins de comparação, imagine o alter abaixo:

É evidente a diferença na malha interna dos dois arquivos, e logo a diferença entre os pesos e tempos de impressão. Quase a metade do peso entre os dois objetos, com a mesma resistência mecânica.

O material está disponível nas máquinas Fortus 360mc, Fortus 380mc, Fortus 400mc, Fortus 450mc e Fortus 900mc, como opção de material.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Converter JPG para STL grátis

5 erros a se evitar prestando serviços de impressão 3D

Tutorial sobre G-Code - parte 1