Fast Review: Revista Galileu #277, Agosto de 2014

A revista Galileu número 277 de agosto de 2014 estampa em sua capa uma chamada sobre Impressoras 3D, tema que vem ganhando relevância à cada mês, principalmente desde fevereiro/março de 2013, quando o assunto explodiu na mídia, chegando ao ápice do primeiro fórum mundial sobre tema realizado no Brasil, Inside 3D Printing 2014.

Sobre a matéria, a revista foi muito feliz em escolher não abordar marcas ou tecnologias, mas discutir aplicações, e o melhor, aplicações não convencionais, fruto de impressoras especiais dedicadas, como impressoras de casa/concreto, impressoras de comida, de órgãos e cartilagens. As aplicações industriais não foram totalmente esquecidas, com o case da BMW, por exemplo, e claro, a arma de fogo em 3D, que já apareceu no seriado Elementary, também está lá.

Minha crítica fica com "3 razões por que elas não vingaram". Não acho que um assunto tão em pauta, e com um crescimento incrível do número de empresas no Brasil, como a Mesh and Maker, 3D Cloner, Metamáquina e Cliever, sejam prova disso. E os argumentos são ainda mais bizarros.

A verdade é que o Apple I e o Apple II abriram as portas dos PC's (ou PowerPC's, como preferir), mas ainda assim, levaram quase 10 anos para os computadores domésticos serem uma realidade em diversos lares do mundo. Cria-se a ferramenta, logo surgem os usos. Basta não querer apressar os processos, e deixar a tecnologia seguir seu curso. De resto, a matéria é ótima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Converter JPG para STL grátis

5 erros a se evitar prestando serviços de impressão 3D

Tutorial sobre G-Code - parte 1