Resenha: 3D Printing, Build Your Own 3D Printer




PrintrBot Simple, uma das menores e mais baratas impressoras 3D para montar em casa, seu kit custa, sem contar o frete, ao redor de 349 dólares. E apesar de tão pequena, uma área de impressão incrível de 100mm cúbicos. Usa PLA, pelas limitações do cabeçote extrusor, mas também pela natureza, visto que PLA é amido, milho, basicamente. 

Construir uma impressora 3D te ensina mais do que qualquer outro hobbie, pois te ensina a programação, eletrônica, lógica, princípios da impressão 3D, mas, se isso não fosse suficiente, há ainda um excelente livro sobre o tema à venda na Amazon e na KoboStore (livraria cultura), 3D Printing, Build Your Own 3D printer, é um livro delicioso de ser lido.

O autor, James Kelly, já me ganhou na premissade ensinar sem cair na armadilha do tecniquês, deixando a linguagem do livro fluída e contínua. Pena que seja especificamente focado em construir o kit da PrintrBot, a MakerBot que conserva sua natureza aberta e simples, mas de forma geral, todo conteúdo do livro se aplica a todas impressoras FOSS, free Open SourceSystems.. Com esse livro e o site da ReRap.org aberto, qualquer do mais de 20 modelos de impressoras lá disponíveis podem ser feitasna sua casa. O custo? Aproximadamente 600 reIs entre motores de passo, controladora arduíno e o hot-end, incluindo as partes de madeira. 

Recomendo fortemente o livro para entusiastas, construam suas impressoras ou não. Pelo livro se desconstrói toda a impressora, e todo o processo, permitindo aprender inclusive, como hackear, modificar e criar novos materiais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Converter JPG para STL grátis

5 erros a se evitar prestando serviços de impressão 3D

Tutorial sobre G-Code - parte 1