FOSS & Novos Materiais - Apresentação do Inside 3D Printing



Essa foi a apresentação que realizei no evento Inside 3D Printing, realizado no World Trade Center de São Paulo, no dia 16 de abril de 2014. Sei que a apresentação não funciona muito bem sem o discurso que a acompanha, isso se deve à minha determinação em deixar a apresentação enxuta e simples de ser visualizada, sem ser poluída ou carregada. Prós e contras, sempre.

Nessa apresentação passamos por todas as tecnologias de impressão 3D chamadas de "proprietárias" ou "comerciais" e então desconstruimos seus princípios de funcionamento para entender como acrescentar novos materiais aos seus processos de impressão. A apresentação termina com uma olhada naquilo que já foi desenvolvido ao redor do mundo referente a esses novos materiais, tais como Fibra de Carbono, Chocolate, Cimento, Grama, Sinterização de Areia por luz solar, entre tantos outros usos.

Meu muito obrigado à todos que estiveram presentes, eu realmente esperava um público menor, e nem sonhava com a recepção tão acalorada que a apresentação obteve. Meu especial obrigado àqueles que ficaram para conversar um pouco mais sobre esse tema no dia 17 de abril. Foi um momento muito importante poder não apenas compartilhar o que sei sobre o tema, como também ouvir tantas versões e desafios sobre novos materiais, novos cases, novos desafios. Espero com o tempo, que cada um destes desafios sejam "Insight Generations", necessidades que atendidas geram novas impressoras, novos processo e novos materiais, fechando um ciclo.

Obrigado também à Ianina Zubowicz, pela cobertura de mídia e presença no evento. Ao Caravante, pelo suporte, ainda que a distância. Ao Bene Padovani, pelo convite e pela recepção tão calorosa na chegada ao evento. À Camila pela luta para fazer a apresentação funcionar fora do Mac e no PC do evento. À Joelma, por tão gentilmente me indicar à Letícia da Rede Globo. E a cada um de vocês leitores. Obrigado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Converter JPG para STL grátis

5 erros a se evitar prestando serviços de impressão 3D

Tutorial sobre G-Code - parte 1