Impressão de material cerâmicos




Em visita na HIT - Harlan Institute of Technology - conhecemos uma empresa júnior encubada pela empresa e, o mais incrível, que recebeu a benção do próprio Scott Crump, a poética impressora 3D de cerâmica, sério, esse era o nome! O autor do projeto foi gentil o bastante para nos receber, mostrar a impressora com grandes detalhes até e circulamos entre os produtos impressos. Nota: A impressora também esta recebendo cores nas suas atualizações!

Hoje a empresa chamada StudioUnder (www.studiounder.com), empresa fundada em 2012 por Eran Gal-Or, Liat Akerman e Omer Merzel, exporta materiais impressos para todo o mundo, com vendas pelo seu site e em exibições ao redor do mundo. 

O princípio da impressora é bastante simples e, deve-se dizer, é como qualquer impressora Open-Source, rodando inclusive uma versão modificada do ReplicatorG, o software de fatiamento e gerador do GCode, a linguagem CNC que controla a deposição do material em X,Y e os movimentos em Z. O grande truque desta impressora esta no pistão hidráulico que faz a deposição do material cerâmico (e isso, claro, é o segredo não compartilhado).

Mas a impressora ainda não utiliza material de suporte, imprimindo todos os arquivos baseados em curvas de auto-sustentáveis e utilizando um processo após a impressão, como de 8 à 24 horas de fornos para fazer a cura do material cerâmico. Se o processo não é tão rápido, ao menos se pode dizer que os resultados são incríveis. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Converter JPG para STL grátis

5 erros a se evitar prestando serviços de impressão 3D

Tutorial sobre G-Code - parte 1