A nova impressora Cube 3 da 3D Systems tem de tudo para se tornar a melhor e mais bonita impressora da família doméstica. Com um acabamento primoroso, ela agora tem um design para pertencer a uma casa, com qualidades que o próprio comercial destaca, como ser mais segura para ser usada próxima à crianças, com o filamento de material oculto, a linda iluminação e o painel de controle na impressora, em display colorido.

As características não param por aí, além de utilizar até 3 materiais simultâneos, permitindo peças com mais cores, a impressora ainda tem a impressionante resolução de 75 microns por camada. Inédito na sua categoria de produtos. Coroa a máquina que é realmente voltada para um uso doméstico, a facilidade de operação de seu software: até mesmo um smartphone ou tablet android são capazes de enviar trabalhos para impressão agora, com total gestão da impressora via WiFi. Isso mesmo, esta é também, talvez, a primeira impressora 3D a funcionar totalmente WiFi!

Ainda há restrições, claro, ao processo, que a determina como doméstica, como a ausência de um material de suporte, a construção num envelope de modelação que não é fechado, que gera distorções no arquivo, e os materiais restritos ao ABS e/ou PLA, mas sem dúvida, este foi um dos maiores passos que essa tecnologia já deu na direção de tornar as impressoras 3D domésticas de verdade.

Podemos dizer que a nova Cube 3 faz pelas impressoras domésticas aquilo que a Apple fez pelos computadores, e isso é mais do que uma metáfora quando medimos o quanto foi investido em design e em acabamento nessa tecnologia, as cores brancas, as formas arredondadas, a beleza que faz, não por acaso, seu comercial mostrá-la numa sala. Se outras impressoras dão um toque hacker/laboratório maluco ao ambiente, esta sem dúvida o decora. Parabéns, 3D Systems, e obrigado por mostrar um novo caminho para as impressoras.

O modelo anterior ainda pode ser encontrado à venda através da Saraiva ou do WallMart, com valores bastante competitivos, mas a nova impressora ainda não tem preço ou prazo para chegar ao Brasil.

Para saber mais: http://www.cubify.com/cube