Fazendo moldes em impressoras 3D


Muitas pessoas me procuram preocupadas com o número de réplicas que se pode fazer em impressoras 3D. Para elas, mais importante do que avaliar uma peça, é avaliar 100, 200 peças. Seja para validar um molde, seja para validar um processo, ou para distribuição ao redor do globo antes de qualquer decisão ser tomada.

Para estas pessoas, a Stratasys desenvolveu um vídeo provando que a impressão 3D é muito mais do que imprimir protótipos para validação visual e imprimiu um molde, e injetou nesse molde POM (Acetato) para demonstrar a capacidade de resistência deste molde piloto e a qualidade da peça removida.

Esta qualidade é possível de se obter com a peça, diretamente da máquina de impressão 3D para a injeção, devido à qualidade superficial dos equipamentos Objet da Stratasys, com 16 microns de precisão à cada camada, o resultado da impressão é uma superfície suave e encaixes precisos.

No caso acima é demonstrado um molde impresso numa ConnexObjet500 capaz de imprimir em materiais digitais. Os moldes foram então impressos com Digital ABS, uma liga de resina que quando curada tem a resistência mecânica do ABS.

O tempo de impressão das 3 partes do molde foi de 22 horas. Ou seja, se enviado às 10 da manhã à impressora, às 8 da manhã do dia seguinte está pronto.

As peças foram então levadas à injetora, uma Arbug 70 toneladas, e a injeção se deu nas seguintes condições:

Temperatura do processo: 210 graus
Pressão de injeção: 300 bar
Pressão de fechamento: 100 bar
Tempo de fechamento: 8 segundos
Força do Gancho: 150 KN
Volume injetado 65 cc
Tempo de resfriamento: 30 segundos

O resultado está no vídeo, e comparando com dois orçamento solicitados à desenvolvedores de ferramental, a economia gerada é de 700% à 1800%, 43% mais barato que o molde de alumínio e 72% mais barato que um molde de aço!

Comentários

  1. Parabens pela matéria. Gostaria de mais informações, onde posso encontrar? Pretendo fazer moldes para injetoras.
    fcristofolli@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. não consigo ver o video amigo! preciso saber mais!
    ótima matéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, deu sorte que estou escrevendo os posts da semana. já arrumei! Grande abraço e precisando, procura o Eduardo na LWT, 11 3232-0532!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por sua participação! Ela é combustível para o Blog!

Postagens mais visitadas deste blog

Converter JPG para STL grátis

5 erros a se evitar prestando serviços de impressão 3D

Tutorial sobre G-Code - parte 1