Em uma apresentação brilhante, Behrokh Khoshnevis, apresenta sua tecnologia de impressão 3D, chamada, Contour Crafting, ou Construção de contornos, e esta tecnologia nasce de uma missão particularmente nobre, criar casas, rápidas e baratas, para as massas carentes.

Aliás, devo dizer, trata-se de Dr. Behrokh Khoshnevis, pois ele é professor de Engenharia de Sistemas e Indústrias e é chefe da cadeira de engenharia de manufatura na University of Southerm California (USC).

Mas alguém pode se perguntar, é realmente possível imprimir uma casa, em escala 1:1? Aparentemente, agora é!

A impressora funciona como os processos FOSS, com algumas diferenças significativas. Enquanto no processo FOSS, que já vimos, um filamento plástico é tracionado por um cabeçote que o aquece ao ponto de plasma para então depositar, camada por camada, o desenho 3D, o processo Contour Crafting (CC) se baseia em depositar cimento. Isto mesmo.

Com esta tecnologia, uma casa modesta, de quarta, sala cozinha e banheiro, pode ser feita em apenas 24 horas! Um tempo sem precedentes como diz o próprio apresentador. Quando pensamos em imprimir casas, seguramente muitos se perguntam, e como levar a casa até o lugar dela depois? Pois estamos acostumados a retirar as peças impressas da impressora, mas neste caso, tiraríamos a impressora do terreno da casa, uma impressora, aliás, simples e muito eficiente.

Fonte do artigo: http://stockerblog.blogspot.com.br/2012/08/made-2500-sq-ft-house-in-20-hours-with.html