Se as impressoras 3D vêem provando sua utilidade através da indústria automotiva/mecânica desde o início das eras, como falei em meu primeiro texto, outra indústria extremamente dinâmica que vem se beneficiando das impressoras 3D é a indústria da moda e de calçados.

Realizar construções dinâmicas dos sonhos mais loucos dos designers mais arrojados e validar a "construbilidade" dos objetos, já colocá-los na passarela imediatamente e testar a reação de potenciais compradores é algo sensacional. Encontrar depoimentos destes designers, tratando a impressora como uma de suas mais novas fundamental ferramenta é incrível, mas realmente fantástico é ver o que eles estão fazendo com estas máquinas.

O Bikini N12 é a primeira peça de vestuário pronta para usar a ser criada em uma destas máquinas, totalmente articulada. Todos seus componentes, incluindo o fecho, são feitos na impressora 3D e impressos de uma só vez, sem montagem sem custura alguma!

N12 é o nome do material que foi utilizado, uma liga de Nylon 12. Este Nylon sólido é criado através de impressão no processo SLS (acrônimo para Sinterização por Laser Seletivo). Este material é conhecido por ser branco, sólido e flexível, dada que sua flexibilidade o permite esticar e dobrar em diversos ângulos sem fadigar o material. Afinal, quem gostaria de ficar pelado por que sua peça subitamente quebrou? O mais incrível? Nas regiões mais finas o material possui apenas 0,7 mm de espessura! Para um biquíni, o Nylon se prova um material perfeito, por ser aprova de água e incrivelmente confortável de se utilizar, mesmo molhado.

O design do biquíni basicamente reflete a beleza intrincada da impressão 3D, ao mesmo tempo que sua superfície é desafiadora ao criar uma superfície tão fina e flexível à partir de Nylon. Milhares de pequenos círculos estão conectador através de uma fina malha de nylon e o design, a composição criada com os padrões circulares, foi obtida através de um software derivacional, de acordo com a curvacidade da face onde ele seria colocado, desta forma o design estético foi totalmente originário do design estrutural.

Fonte da notícia: http://www.continuumfashion.com/N12.html


N12.bikini - Intro Video from Continuum Fashion on Vimeo.